header noticias
icone destaque

mantenha-se atualizado
acompanhando as constantes mudanças

Solicitar Contacto

Preencha todos os campos

Insira o seu nome

Insira o seu número de telefoneInsira o seu endereço de email

Insira a sua mensagem

Invalid Input

Recaptcha inválido

Angola cresce em 2014 apenas de 5,3%

10 abril, 2014

A economia angolana deverá crescer 5,3% em 2014, prevê o relatório mensal sobre Angola do banco português BPI, divulgado através do angolano BFA, onde participa. Já este ano as previsões dos analistas do BPI são mais generosas que as do próprio Executivo, pois apontam para um crescimento dos 5,2%, uma décima acima da estimativa oficial, mas abaixo das avanoadas pelo FMI (5,6%), Banco Mundial (7,2%), OCDE (8,2%) e economista Intelligence Unit (6,8%).

Também a estimativa para 2014 é mais pessimista que a formulada por organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) que, tendo revisto as suas previsões em baixa (menos 0,6 pontos percentuais em Outubro em relação a Abril) aponta para um crescimento de 6,3%. A taxa de crescimento do PIB real previsto no OGE para 2014 é de 8,8%.

‘Após um período de rápido crescimento, a economia angola- na deverá passar por uma fase de expansão mais moderada marcada pela diversificação do sector produtivo e peça afirmação de umsector privado empresarial robusto’, considera o documento. O documento considera mesmo que Ángola se encontra ‘no vértice de uma nova era pois o sector petrolífero tenderá a gerar contributos incrementais decrescentes para o crescimento, à medida que se aproxima o limiar máximo da capacidade extractiva’. Daí que o gabinete de Estudos e Económico Financeiros do BPI infira que ‘os contributos dos diversos sectores de actividade, justificando a expectativa de vários organismos internacionais de que o ritmo de crescimento abrande para níveis em torno dos 5% - 6% nos próximos anos.

No entanto, de acordo com os analistas do BPI, a médio prazo o potencial de crescimento da economia nacional continua muito elevado, recordando alguns dos factores que para isso contribuem: a dimensão geográfica, as potencialidades minerais, hídricas e de exploração agrícola, a baixa densidade populacional e a composição etária da população. Sobre este último ponto o documento acentua que, ‘considerando a pirâmide etária actual (cerca de 60% da população tem menos de 25 anos) e o ritmo de crescimento demográfico, associados ao esforço de investimento em educação, conclui-se que o potencial de crescimento do capital humano é possivelmente o maior activo mas também o maior desafio para as autoridades governamentais. O documento acrescenta que ‘neste contexto, é urgente acelerar o processo de diversificação da economia, não só para reduzir o peso do sector petrolífero na estrutura produtiva do país, nas receitas orçamentais e nas exportações e desta forma reduzir a exposição a choques externos, mas também tendo como objectivo a criação de emprego’.


Fonte: Banco de Fomento Angola
Angola cresce em 2014 apenas de 5,3%
foto destaque
logo-gtca


seta destaque